segunda-feira, junho 06, 2011

Como se vestir para uma entrevista de emprego

           Para começar a semana sobre looks de trabalho, nada como iniciar falando da entrevista de emprego. Entrevistar candidatos ao trabalho é uma das minhas rotinas diárias, faço questão inclusive de rebecer o CV em mãos só para ver a roupa que os canditados estão vestindo quando vem entregar o curriculo. Nessa fase geralmente eu tenho uma conversa rápida para sondar algumas coisas e pronto. Dependendo dessa primeira impressão o candidato é chamado ao não para uma próxima entrevista caso as empresas precisem.  Dependo do caso dou até uma segunda chance. Lendo sobre o assunto li um artigo que vou reproduzir aqui porque assino embaixo tudo que  esta dizendo nele.




          A regra de que a primeira impressão é a que fica é ainda mais verdadeira para quem está em busca de emprego. Além do jeito como o candidato se porta e fala de suas habilidades, a forma como ele se apresenta também é avaliada pelos recrutadores. Alguns figurinos podem garantir uma imediata impressão negativa do entrevistado, ofuscando todas as qualidades profissionais que poderiam ser relevadas na entrevista. Mas, com que roupa se apresentar?

João Pedro Caiado, especialista em recursos humanos e presidente da empresa de headhunter e outplacement Human Development Organization, afirma que o candidato que está vestido formalmente nunca está errado, mesmo quando a entrevista ocorre em ambiente informal. Segundo ele, as duas palavras chaves no quesito traje é terno para os homens e tailler para as mulheres.

"É importante lembrar que as empresas adotam comportamentos e trajes de acordo com sua cultura interna e estes podem variar de uma para outra. Empresas multinacionais, porém, tendem a ser mais conservadoras quanto ao quesito avaliação do perfil visual dos candidatos no momento da entrevista", afirma o especialista.

Independentemente do cargo almejado e do tipo de empresa, alguns itens de roupas e acessórios devem ser evitados, como gorros, minissaias, camisetas estampadas e até sapato muito gasto. "Na maioria das empresas há um senso comum que diz o que deve ou não ser usado numa entrevista de emprego", explica Caiado.

Como não há uma segunda chance para causar uma boa impressão, o especialista em RH dá algumas dicas do que não se deve usar em uma entrevista.

O que não usar numa entrevista:

1 - Pasta de elástico com seu currículo. No lugar use uma maleta ou pasta-portfólio;
2 -Óculos de sol no alto da cabeça ou fones de ouvido no pescoço. Guarde qualquer aparelho que esteja usando;
3- Roupas coloridas ou brilhantes. Exceto em empresas informais;
4 -Roupas largas ou apertadas demais. Considere como um investimento pessoal comprar uma boa roupa para as entrevistas - e que seja do seu tamanho.
5 - Sapato inadequado. Nem pense em tênis, sandálias ou qualquer tipo de sapato aberto.
6 - Não exagere na loção pós-barba, perfume ou colônia. Lembre-se de que há pessoas que têm alergia a determinados aromas - e o entrevistador pode ser uma delas.
7- Cuidado com roupa nova. Retire todas as etiquetas e lembre-se de cortar o alinhavo que mantém os bolsos do paletó fechados.
8- Evite piercings e tatuagens visíveis;
9- Roupa amassada ou suada. Se necessário, tenha à mão outra camisa para a ocasião.

Dicas que fazem a diferença para mulheres

Quadril largo - use colares, lenços e decotes para chamar a atenção para a parte de cima
Pernas Grossas - prefira roupas mais escuras, sempre no tom da saia
Pernas Finas - abuse de calças de cores claras e estampadas. Evite calças justas
Busto Grande - use blusas mais soltas, blazer de gola fina, sem muitos botões e enfeites
Pouca estatura - não use roupas com detalhes horizontais de uma só cor. Não use cintos contrastantes. Escolha sapatos leves e delicados, não de saltos exagerados.
Muita estatura - Não use uma só cor nas roupas. Abuse de acessórios grandes e cintos largos
Mais gordinhas - prefira calças de corte reto e blazers na altura dos quadris. Não use ombreiras nem roupas com bolsos grandes próximos aos seios. Use apenas peças com listras verticais e estampas pequenas com fundo escuro. Cores escuras disfarçam o excesso de peso e túnicas e camisões escondem a cintura e os quadris. Não use cintos.

Dicas que fazem a diferença para homens

Terno: Não feche o último botão. O ideal é que a manga termine na ponta dos dedos
Calça: Deve chegar até a metade da altura do calcanhar do sapato
Jeans: Combina apenas com blaiser esportivo, em ambientes informais
Meias: Devem combinar com o conjunto de cores do vestuário

"Seguindo estas dicas, não há como comprometer a entrevista de emprego do candidato com reparações e avaliações negativas por motivo de escolha de vestuário", conclui Caiado.

Uma dica preciosa do Blog:

Veja o perfil da empresa que você esta entregando o currículo, se esta todo mundo de jeans, vá na entrevista de jeans, assim você se iguala a todos. Se estam todos de terno, vá de terno. É a melhor coisa que você faz. Como a proporção de empresas que são muito formais no Maranhão são poucas, fica mais fácil de você se adequar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário